domingo, 29 de abril de 2012

Os 5 R’s da Educação Ambiental

Conheça a seguir os 5 R’s, ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. 





REPENSAR os hábitos de consumo e descarte.

Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício. Mude seus hábitos de consumo e descarte.


RECURSAR produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde.

Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes, bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis. Radicalize!


REDUZIR o consumo desnecessário.

Esta prática significa consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais. Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Diga não ao consumismo: sua prosperidade agradece.


REUTILIZAR e recuperar ao máximo an¬tes de descartar.

Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens. Crie produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Doe objetos que possam servir a outras pessoas.


RECICLAR materiais.

O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho.


Exercite os quatro primeiros Rs e, o que restar, separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs, radiografias e alimentos. A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.


Fonte: Doce Limão

2 comentários:

  1. Reutilizar e reciclar, na verdade são coisas tão faceis de fazer, mas por vezes achamos melhor jogar fora e comprar outro. Podemos mudar

    ResponderExcluir
  2. Criamos produtos para iluminação decorativa, reutilizando diversos materiais. http://www.facebook.com/artesealternativas

    ResponderExcluir